Por Suerle Mourão
No dicionário ou na literatura política, adjetivo remete às habilidades necessárias à perpetuação no Poder.
Há anos, observa-se diversos políticos camuflados como “velhas raposas”, buscando sempre se manter o poder. Em um passado não muito distante, vimos a dedicação e o anseio do povo que buscava uma renovação política para a câmara Municipal de Rosário-MA. Pois bem, isso de certa forma aconteceu, porém, alguns políticos já se perpetuam no poder há mais de dez anos, como vereador.
Sem citar nomes, é possível que você os reconheça facilmente, existem aqueles que em todos os governos municipais estão ali, sempre presentes. Se você leitor parar e refletir perceberá que alguns já estão há mais de dez anos no mesmo cargo, porém você de alguma forma pode até pensar, que o mesmo está lá porque defende as causas dos menos favorecidos. Bom, repense! Pode não ser bem assim. Ao analisar a fundo sua trajetória política, perceberemos esses parlamentares, em todas as gestões. Às vezes a favor, defendendo com unhas e dentes, claro que por uma causa própria, de familiares e amigos e até mesmo por um famoso “cabide de emprego” recebendo todos os meses apenas para assinar uma folha de presença. Mas esse assunto é para outro momento.
Diante do que foi dito acima, será que de fato houve uma renovação política, ou estamos acomodados convivendo com velhas raposas?